A influência da alimentação dos pais na vida das crianças

 

Filho de peixe, peixinho é!

 

 Com a transição epidemiológica, um dos problemas mais agravantes de saúde pública é a obesidade infantil, a qual pode desencadear outros problemas na vida das pessoas. Doenças cardiovasculares, diabetes e câncer são doenças crônicas não degenerativas que estão sendo grandes problemas causados por hábitos alimentares.

Assim como a obesidade, a obesidade infantil está relacionada aos maus hábitos alimentares das crianças, mas muitas pessoas acham que a culpa é delas e o maior motivo disso é o reflexo familiar, ou seja, os hábitos alimentares das crianças refletem os pais, por isso, quando há problemas na alimentação, a influência dos pais é fator crucial para melhorar ou piorar esse fator.

 O desenvolvimento cognitivo, social e pessoal dependem dos pais e com a alimentação não poderia ser diferente, por isso é importante que os pais dêem bons exemplos e dediquem-se a isso, pois as crianças gostam de copiá-las em tudo.

Desde a gravidez, durante a amamentação e na introdução alimentar, os hábitos alimentares dos pais refletem na qualidade de vida da criança, por isso é tão importante a consciência dos pais sobre se alimentarem corretamente para os filhos seguirem o mesmo caminho na alimentação.

 É claro que muitas crianças, a maioria, costuma ser resistente a muitos alimentos, isso é normal, mas faz parte da educação ensiná-las a comer, insistindo algumas vezes e mostrando diversas formas de comer aquele alimento. A cenoura, por exemplo, a criança pode rejeitar em comê-la de início crua, mas você pode cozinhar no vapor, pode fazer purê, espaguete, ralar, temperar com algum tempero saudável, ou seja, há diversas formas de apresentar o mesmo alimento às crianças, mas para isso os pais também precisam comer e inserir esses alimentos no prato, pois a criança percebe quando o pai diz para sempre comer cenoura e ele mesmo nunca coloca o alimento no prato, elas são muito espertas!

 Desde muito cedo, se a família comer na mesa, com refeições tranquilas, as crianças vão sempre se adaptar a comer o que os pais estão comendo e, se os pratos forem saudáveis, as crianças vão comer corretamente e vivenciar momentos muito felizes em volta da mesa.

 Portanto, aos pais, os hábitos saudáveis são cruciais para dar o exemplo.

 Evite bebidas alcoólicas, doces, frituras e fast foods, ofereça sempre frutas, verduras e legumes e converse sobre o nome de cada um deles com as crianças, deixe as crianças sentirem a textura, a cor, o sabor e o cheiro dos alimentos, procure incluir aos poucos as crianças na preparação das receitas, assim elas se sentem envolvidas e vão querer comer o que ajudaram a preparar. Por fim, faça escolhas saudáveis e tente substituir opções refinadas por integrais.

 Lembre-se sempre que o hábito alimentar é construído a cada momento, todas as suas escolhas constroem o seu hábito e de seus filhos, por isso, escolha ser saudável, os resultados refletem na sua vida.

Cadastre-se

Receba semanalmente em seu e-mail as novas receitas publicadas neste site

Nome
Whatsapp
E-mail

0%

Fale Conosco

André & Deise Faula

Olá, nós somos André & Deise Faula. Somos Presidentes da HERBALIFE, uma das maiores empresas de nutrição do mundo. Somos os idealizadores da Rede Andenutri, uma rede de Consultores Independentes HERBALIFE. Navegue pelas páginas do site e conheça uma grande variedade de produtos para alimentação, saúde e bem estar. Se você deseja mais informações sobre como comprar os produtos HERBALIFE ou sobre como tornar-se um Consultor Independente e iniciar seu negócio de sucesso, preencha o formulário e entraremos em contato com você o mais breve possível.

19 9 8193 8888 / 19 9 8186 8000

contato@andenutri.com.br