O ano novo se inicia e as promessas de uma vida melhor e cheia de esperanças acompanham esse momento. Começo do ano é o momento de planejar e estabelecer as metas para esse novo ciclo que está começando.
Uma pesquisa divulgada pelo HypeScience sobre o ranking das principais promessas de início de ano demonstra que perder peso está em primeiro lugar dentre as metas mais almejadas, seguida de ser mais feliz.
A motivação no começo do ano sempre é grande, mas então os dias vão passando, as festas acabam, a rotina volta ao normal e a meta vai ficando em segundo plano. Aquele desejo de emagrecer vigoroso que veio com o início do ano, se perde no cansaço do dia a dia, e os maus hábitos passam a tomar o espaço que já ocupavam em anos anteriores.
Efeito sanfona
Perder peso é uma meta preciosa para a saúde dos que levam a alimentação e o exercício em segundo plano, mas é importante também perder o peso e manter-se saudável, pois o famoso efeito sanfona muita vezes se torna um perigo para a nossa saúde.
O nosso organismo é muito inteligente, por isso, quando fazemos dietas muito restritivas para perder peso muito rápido, ele acaba entendendo que algo está sendo comprometido, e diminui o metabolismo para economizar energia.
Essa redução do metabolismo acaba diminuindo muito a sua queima de calorias, e, quando você sai da dieta e volta a se alimentar normalmente, seu organismo entende que ainda precisa guardar mais energia do que deveria.
Isso acontece pois nosso organismo se traumatiza, e desta forma, acaba fazendo com que você recupere todo o peso que perdeu. Mas pior que isso, ele cria uma resistência à perda de peso, dificultando o processo de emagrecimento dali em diante. E então temos o famoso efeito sanfona!
Perigos do efeito sanfona
Dietas restritivas e loucuras na alimentação para emagrecer traz muitas consequências. Portanto é importante manter bons hábitos e fugir do efeito sanfona de emagrecer e voltar ao peso, ou então emagrecer e engordar mais, pois seu corpo vira, como a própria expressão diz: uma sanfona e isso não é nada agradável.
O seu cérebro não aceita muito bem essa perda e ganho de peso constante e acaba se protegendo. Isso deixa o metabolismo mais lento - como já dissemos -, além de causar uma série de distúrbios, como a queda na imunidade - que favorece o surgimento de doenças coronárias - pois há um desequilíbrio energético por ausência de vitaminas e macronutrientes.
O efeito sanfona também pode atrapalhar o equilíbrio de satisfação após as alimentações. Isso causa a comilança por impulso ou por retenção, e gera mais desequilíbrio em nosso organismo.
Por isso, adote novos hábitos alimentares, reeduque sua alimentação e procure praticar exercícios físicos e assim a perda de peso será proveitosa e consequência de uma vida saudável e leve.
Mudar os hábitos
Como meta para esse novo ano que se inicia, procure se alimentar melhor, busque uma vida mais saudável, pratique atividade física e você perceberá que a meta mais aclamada, a de emagrecer, não fará mais parte de seus desafios nos próximos anos.
Para ajudar você a superar esses desafios e alcançar suas metas de uma vida saudável e feliz, o time Andenutri está lançando um novo projeto, o “Saudável para sempre”.
Esse projeto visa ajudar as pessoas a mudarem seus hábitos definitivamente, para alcançar os objetivos de forma irreversível.
Quem se interessar e quiser saber mais a respeito dessa grande novidade, é só preencher o formulário de contato que está na página inicial deste portal (não esqueça de deixar seu whatsapp na mensagem).
E com o clima de comemorações e presentes, o time Andenutri presenteará aqueles que preencherem o formulário na semana desse post com uma avaliação gratuita com coaching personalizado, para começar o ano com muita energia boa e saúde.
Feliz ano novo um grande beijo,
Deise Romera e André Faula
“No caminho de uma vida mais saudável.”